CONSTRUÇÃO DE UM TRIÂNGULO CONHECIDO UM LADO E OS ÂNGULOS ADJACENTES A ESSE LADO

CONSTRUCCIÓN DE UN TRIÁNGULO CONOCIDO UN LADO Y DOS ÁNGULOS ADYACENTES A ÉL

Constrói o triângulo [AEI], sendo AE = 5 cm, <AEI = 90º y <EAI = 30º.

Procedimento:
a) Escolhe a 2ª ferramenta, “Segmento dado um ponto e um comprimento”, da barra de ferramentas e marca o segmento [AE] de comprimento 5. A seguir, muda o nome do ponto B para E, clicando no botão direito do rato sobre o objecto e escolhe “Renomear”.
b) Escolhe a 3ª ferramenta, Ângulo com amplitude fixa”, e marca um ângulo de 90º. Repete o processo e marca um ângulo de 30º.
c) Escolhe a 4ª ferramenta, “Recta definida por dois pontos”, e traça a recta AE’ e a recta EA’.
d) Escolhe a 5ª ferramenta, “Intersecção de duas rectas”, e marca o ponto de intersecção da duas rectas e  muda o nome para I.
e) Escolhe a 6ª ferramenta,  " Polígono" e constrói o triângulo [AEI]. Podes melhorar a construção se clicares com o botão direito do rato em cima dos objectos e seleccionares “Propriedades”.
f) Podes esconder as construções auxiliares se clicares com o botão direito do rato e fizeres “Exibir objecto”.

Construye el triángulo [AEI], con AE = 5 cm, <AEI = 90º y <EAI = 30º.

Procedimiento:
a) Elige la 2ª herramienta, "Segmento dado un punto y su longitud" , marca el segmento [AE] de longitud 5. A continuación, cambia el nombre del punto B al E, haciendo clic con el botón derecho del ratón sobre el objeto y selecciona "Renombrar".
b) Elige la 3ª herramienta, "Ángulo dada su amplitud", y marca un ángulo de 90º. Repite el proceso y marca un ángulo de 30º.
c) Elige la 4ª herramienta, " recta que pasa por dos puntos", y traza la línea AE' y la línea EA'.
d) Elige la 5ª herramienta, "Intersección de dos líneas", y marca el punto de intersección y cambia su nombre a I.
e) Elige la 6ª herramienta, " Polígono" y construye el triângulo [AEI]. Siempre se puede mejorar la construcción si haces clic con el botón derecho del ratón sobre el objeto y elijes "Propiedades".
f) Puedes ocultar las construcciones auxiliares, si haces clic con el botón derecho del ratón sobre el objeto y desmarcas la casilla "Mostrar Objeto".

.

Como pudeste verificar, podes construir um triângulo se conheceres o comprimento de um lado e a amplitude dos ângulos adjacentes a esse lado.
Podes facilmente concluir que dois triângulos são iguais se tiverem, de um para o outro, um lado igual e os ângulos adjacentes a esse lado iguais.
Este é chamado o terceiro caso de IGUALDADE DE TRIÂNGULO

Como pudiste verificar,puedes construir un triángulo si conoces la medida de un lado y la ambplitud de los ángulos adyacentes a ese lado.
P
uedes comprobar fácilmente que dos triángulos son iguales si tienen un lado igual y las ángulos adyacentes.
Este es el tercer caso de IGUALDAD DE TRIÁNGULOS

.